sábado, 25 de maio de 2013

DIFERENÇAS ENTRE RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE

A religião tem centenas de modalidades. A espiritualidade só tem uma. A religião desperta os que dormem. A espiritualidade impulsiona os despertos. A religião ensina a ser guiado. A espiritualidade ensina a escolher o guia. A religião tem um conjunto de dogmas. A espiritualidade investiga dogmas. A religião ameaça e amedronta. A espiritualidade alimenta a coragem. A religião fala de pecado e culpa. A espiritualidade fala de aprendizado. A religião tem origem humana. A espiritualidade tem origem Divina. A religião divide. A espiritualidade une. A religião busca as pessoas. A espiritualidade as pessoas tem que buscar. A religião segue preceitos sagrados. A espiritualidade busca o sagrado em todos os preceitos. A religião se alimenta do medo e suposições. A espiritualidade se alimenta da fé. A religião se ocupa com ter. A espiritualidade se ocupa com ser. A religião alimenta o ego. A espiritualidade anula o ego. A religião orienta renunciar ao mundo. A espiritualidade faz ver Deus no mundo. A religião é adoração e comunhão. A espiritualidade é doação. A religião faz almejar a glória. A espiritualidade faz viver na glória. A religião vive do passado. A espiritualidade vive do presente. A religião enclausura a memória. A espiritualidade liberta o raciocínio. A religião crê na vida eterna. A espiritualidade é a vida eterna. A religião promete para depois da morte. A espiritualidade traz Deus para a vida. (texto de autor desconhecido, revisado e adaptado por Alberto Santos)

5 comentários:

  1. Continua a ter uma opiniao religiosa do assunto em causa,

    ResponderExcluir
  2. se a espiritualidade for encarada como a experiencia do espirito sobre nós, então nunca se pode falar em deus, ou fé, porque a fé tem a ver com uma visão primaria de entender a vida divina, no entanto a experiencia do espirito tem a ver com o seu contato com os seres humanos e a sua intervenç
    ao para resolver o problema do espirito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante sua colocação, leva a reflexão, coisa rara. Mas saliento que a espiritualidade é o mundo do espírito, e que o DEUS que imaginamos, é a única explicação coerente, mesmo improvável, para o início de tudo, nesta existência que estamos hoje.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Gostei do seu comentário, João Lourenço. Precisamos incentivar as pessoas a reflexão, pois é o que temos de concreto e o que nos restará no final, talvez até por alguns instantes.

      Excluir